
Actualmente, este termo está associado a medidas de características físicas ou comportamentais das pessoas, como forma de identificá-las unicamente. A biometria passou a ser usada na identificação criminal, controlo de ponto, controlo de acesso, segurança de instalações, etc.
Os sistemas chamados biométricos podem basear seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a face, a palma da mão, as impressões digitais, a retina ou íris dos olhos, as veias, a voz, etc. Todas elas têm uma premissa comum, em que se fundamentam, isto é, cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento (a voz, a maneira de andar, etc.) distintas e únicas.
Porquê usar biometria?
Até aos dias de hoje, a nossa "segurança" podemos dizer que esteva e apesar de tudo continua a estar em perigo, não tanto a nossa segurança mas sim a nossa privacidade, o acesso a um lugar restrito pode ser facilmente conseguido se a pessoa que quiser aceder a esses locais consiga o código ou cartão que são normalmente os meios mais comuns de prevenir e restringir o acesso a certas àreas.
Com a biometria essa privacidade ou a restrinção de acessos fica mais segura,ou pelos diminui o substancialmente o risco de quebra de "regras". Embora nada impeça os dispositivos de identificação biométrica de serem enganados, é extremamente difícil copiar uma característica biométrica.
Fonte: Bioglobal
Sem comentários:
Enviar um comentário