sábado, 2 de outubro de 2010

Algoritmo

Um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.

O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.



Fonte: Wikipédia

Sistema Informático

Um Sistema Informático é composto pelo menos por uma de cada uma das seguintes componentes: uma Unidade de Entrada de Dados, uma Unidade de Armazenamento de Dados, uma Unidade de Processamento de Dados e uma Unidade de Saída de Dados. Mas para o sistema funcionar necessita de Software.



Dispositívos de Entrada:
- Teclado
- Rato
- Scanner
- Placa de Aquisição de Vídeo
- Placa de Aquisição de Sinal
- Caneta Optica
- Sensores
- Modem
- ...
Dispositívos de Saída:
- Monitor
- Impressora
- Plotter
- Placa de Som
- Saídas de Vídeo
- "Robots"
- Sistemas de Controlo
- Modem
- ...

Fonte: CSGNET

Linguagem Formal vs Linguagem Informal

Linguagem Formal

Os algoritmos pensados para programas de computador exigem uma formulação maior rigor e para isso existem linguagens formais.
Em algoritmia, para além das linguagens de programação são usadas outras linguagens e formas de representação das instruções ou operações que indicamos nos algoritmos,
designadamente:
Pseudocódigo.
Fluxogramas.
Outros tipos de Diagramas.


Linguagem Informal

O pseudocódigo é uma linguagem artificial e informal que ajuda os programadores a desenvolver algoritmos. Esta forma de representação de algoritmos é a mais rica em detalhes. Assim, a definição dos tipos das variáveis usadas no algoritmo é também a mais completa e, por assemelhar-se bastante à forma em que os programas são escritos, é muito bem aceite.

Fontes: IPB e Moodle